A Arte Plural Galeria (APG) traz para o Recife a exposição fotográfica “Paisagem sem memória”, do paulista Eduardo Simões. Com curadoria da crítica de arte Simonetta Persichetti, a mostra – que também vai integrar o SPA das Artes - apresenta duas séries em preto e branco, que retratam, respectivamente, o Sertão Brasileiro e o Rio de Janeiro - ambas de maneira muito poética e com inspiração em escritores brasileiros. Estarão expostas cerca de 25 imagens feitas em negativo Tri-X Pan 6x6 e impressas em papel de algodão com tinta de alta permanência. A novidade fica por conta do apoio do Instituto Moreira Sales, sendo a APG a 1ª do Nordeste a receber este incentivo.
A série “Ideogramas” é inédita e vai ficar instalada no térreo da galeria, com 14 fotografias da caatinga encontrada no sertão de Canudos (Bahia) e na Paraíba. “É como se os autores Euclides da Cunha e Ariano Suassuna tivessem me guiado por essas regiões”. Nas imagens, captadas entre 1999 e 2001, a região perde seu caráter representativo da miséria brasileira para se transformar em uma paisagem bela e inspiradora. “Não enxergo o sertão como símbolo pobreza. Vejo-o com uma força estética muito grande, dotado de uma natureza fascinante”, revela Simões, que brinca nas fotos com as formas dos cactos, formando símbolos indecifráveis.
Já na série “Vestígios: o Rio de Machado de Assis”, Simões buscou inspiração em toda a obra do escritor para captar, em 2007, paisagens atemporais do Rio de Janeiro, como a Ilha Fiscal, bairro de Santa Tereza e Gamboa, centro da cidade e Parque Lage. “A idéia é mostrar o Rio do século 19 que ainda existe no século 21. É como se os fantasmas de Machado de Assis escapassem de sua época para continuar circulando hoje”, explica o fotógrafo. Para a curadora, Simões criou uma cidade poética, localizada em um tempo perdido, que só existe nas suas imagens e na literatura de Machado de Assis. As fotografias ficarão no 1º piso da galeria.
Perfil - Fotojornalista autodidata, Eduardo Simões iniciou sua carreira em 1976. Foi um dos membros fundadores da agência F4 e editor assistente de fotografia da IstoÉ. Após 1988, agora como editor de fotografia, passou por revistas como Goodyear, Bravo e República. A partir de 1996, passou a produzir para os Cadernos de Literatura Brasileira, do Instituto Moreira Salles, ensaios fotográficos sobre a obra de escritores como João Cabral de Melo Neto, Raduan Nassar, Jorge Amado e Rachel de Queiroz. Entre os prêmios que ganhou, está o Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Aberje de Fotografia e Abril de Ensaio Fotográfico.
Serviço
“Paisagem sem memória” por Eduardo Simões
De 15 de setembro a 08 de outubro
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados e domingos, das 16h às 20h
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife, Recife – PE
Entrada franca
Informações: (81) 3424.4431
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