terça-feira, 27 de abril de 2010

São João da Capitá ganha campanha divertida criada pela Ampla

Para quem gosta de festejos juninos, o já tradicional São João da Capitá, que acontece no Chevrolet Hall, entre os dias 11 e 12 de junho, na capital recifense, numa realização da TV Globo Nordeste, é uma grande opção regional por se constituir no maior evento do ano, no segmento, em Pernambuco. A cada edição, o evento supera na sua comunicação com o público, ganhando campanhas publicitárias inusitadas, sempre ancoradas por peças bem humoradas e irreverentes.

Assim sendo, neste 2010, a recifense Ampla Comunicação, com unidades em Pernambuco e no Espírito Santo, mais uma vez assina a criação das peças publicitárias do São João da Capitá, lançando mão, inicialmente, do conjunto de quatro engraçados teasers, de 15” para veiculação do período que antecede a abertura do evento e já no ar deste a última sexta-feira (dia 23).

Os filmes são divertidos e exploram culturas diferenciadas como uma demonstração de dança indígena alusiva ao toré, além de quadro com bailarinos russos numa espécie de sua típica dança de volteios e ainda coreografia moderna da dança indiana e também do ritmo hula, hula, do Havaí. Todas as culturas apresentadas,  com seus ritmos próprios, geram apresentações engraçados por se constituírem em cenas movimentadas com as canções escolhidas tendo seus ritmos alterados, na linha de forró sertanejo ou brega eletrônico. E cada teaser é finalizado com o slogan criado pela agência pernambucana, com clara intenção comparativa de que “Existe dança em qualquer lugar do mundo. Ainda bem que você nasceu aqui”. Sem dúvida, uma bela chamada para os festeiros de plantão, em forma de convite informal.

Para destacar tamanha singularidade, a campanha conta com criativos e bem planejados arranjos musicais alterados para quatro canções de bandas reconhecidas do grande público regional, atrações que integram inclusive a programação do evento: Bicicletinha, cantada pela banda Aviões do Forró (no quadro do Havaí); Tentativas em Vão, do grupo Garota Safada (dança dos russos); Estrela Cadente, da dupla Vitor e Léo (na coreografia dos índios) e Xanou, Xanou, da igualmente amada banda Calypso (na cena dos indianos).

Interessantes notar que em todas as versões, é justamente o som alterado que provoca situação cômica, com os personagens dos filmes, dançando as referidas coreografias próprias e em quadros específicos - ao som dos sucessos, mas em ritmos diferenciados, tipo forró eletrônico ou o brega. A campanha conta também com filmes de um minuto, na mesma linha, anúncios de jornal, out táxi, outbus, panfletos, entre outras peças de apoio. Toda a campanha utiliza referências de artigos regionais da cultura nordestina, como pinturas, espelhinhos e miniaturas dos bonecos Vitalinos, em barro, cuja maior produção se dá em Caruaru.

“A campanha está muito divertida e adequada ao espírito do clima que reina nos shows, que tem como característica principal a descontração e a animação”, ressalta Manuel Cavalcanti, VP de Criação e sócio da Ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário