Os amantes dos esportes de aventura, apaixonados por quadriciclos, podem comemorar. Agora eles terão em Gravatá uma pista de 20 Km específica para o uso deste tipo de veículo no Complexo Ecoturístico Karawa tã, em Gravatá. No próximo dia 19, das 8h às 13h, acontece o lançamento da I Expedição Karawa tã de Quadriciclo dando continuidade as atividades do Circuito da Aventura do complexo.
A trilha de Karawa tã contará com vários níveis de dificuldades para os pilotos, obedecendo todas as exigências de segurança e respeito ao meio ambiente. A expedição será conduzida em comboio, orientado e controlado por monitores, que ensinarão como se deve fazer o bom uso do equipamento, incluindo condução, segurança e manutenção preventiva.
De acordo com Felipe Lucas, um dos organizadores do evento, todos os participantes terão que seguir as regras das boas práticas do quadriciclo. “Será expressamente proibido o consumo e porte de bebidas alcoólicas, jogar lixo na trilha, levar pessoas na garupa, fazer manobras arriscadas e sair do roteiro determinado pelo comboio”, afirma Lucas.
Por questão de segurança quem for participar da expedição terá que usar todos os equipamentos de proteção como capacete, botas, óculos, luvas e calça e cumprir as leis de trânsito, que também se aplicam a estradas de terra, além de trafegar sempre com os faróis acesos.A inscrição dos participantes é uma cesta básica, que será doada a Secretaria de Ação Social do Município de Gravatá. A I Expedição conta com cinquenta vagas e a inscrição poderá ser feita através do número 9972.9831.
A trilha de quadriciclo estará disponível ao público todos os finais de semana a partir do dia 23, véspera de São João até o final de julho, das 8h às 13h. O valor para utilização da trilha é de R$ 20,00 por participante. Deverão ser formados grupos de no mínimo 05 e no máximo 20 quadriciclos por comboio. A idade mínima para participação é de 16 anos, mediante autorização do responsável. As inscrições podem ser realizadas pelo 9271.4873.
Quadriciclo - O termo quadriciclo (usualmente chamado de moto quatro em Portugal) ou ATV (“All-Terrain Vehicle” em inglês) é utilizado geralmente para descrever um pequeno veículo motorizado aberto com quatro rodas, desenhado para uso off-road. Todavia, o American National Standards Institute (ANSI) define um ATV como um veículo que se movimenta sobre pneus de baixa pressão, com um assento onde se instala o operador e um guidom para controle de direção. Pela definição do ANSI, o veículo é destinado a um único ocupante, embora uma mudança para dois assentos já tenha sido implantada pelos principais fabricantes, que na maioria das vezes oferecem os quadriciclos em 2 versões.
O condutor opera estes veículos como uma motocicleta, mas as rodas extras lhe dão mais estabilidade em baixa velocidade. Embora tipicamente sejam equipados com três ou quatro rodas, existem modelos com seis rodas para aplicações especializadas. A capacidade média dos motores que equipam os ATVs vendidos nos Estados Unidos varia de 50cc a 1000cc.
Início - Os ATVs já eram fabricados nos Estados Unidos uma década antes de veículos de 3 e 4 rodas serem introduzidos pela Honda e outras empresas japonesas. Durante os anos 1960, numerosos fabricantes ofereciam pequenos veículos off-road similares, desenhados para flutuar e capazes de atravessar pântanos, lagoas e cursos d’água, bem como terra seca. Tipicamente construídos com uma “banheira” de plástico resistente ou fibra de vidro, tinham geralmente seis rodas – todas manobráveis – com pneus-balão de baixa pressurização (cerca de 3 PSI), nenhuma suspensão (além da oferecida pelos pneus) e barras de direção deslizantes. Estes ambiciosos primeiros modelos anfíbios foram os veículos todo-o-terreno originais– ou ATVs. Contrariamente à definição moderna do ANSI para ATVs, eles foram planejados para vários ocupantes sentados em seu interior e eram controlados por volantes ou manches, em vez de guidões de motocicleta, como na definição em vigor hoje em dia.
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