O mercado brasileiro está acompanhando um movimento forte que vem transformando serviços e produtos tradicionalmente simples, em algo mais sofisticado, personalizado. Desde barraquinhas de pipoca gourmet até serviços premium, muitos negócios têm feito sucesso inovando em setores aparentemente saturados. Ter um diferencial que o torna melhor do que a concorrência é essencial no mercado empresarial. Porém, torna-se um desafio ainda maior quando o setor possui diversas restrições, como o segmento funerário.
Fazer marketing para um segmento cheio de tabus como o funerário, exige muitos cuidados e sensibilidade para que a propaganda não saia do tom e acabe desagradando as pessoas. Inovar dentro da área funerária é uma tarefa árdua, mas não impossível. Um bom exemplo disso é o Grupo Vila, que atua no Nordeste desde 1948 e, nos últimos 10 anos, absorveu uma série de inovações que o têm diferenciado em seu nicho.
De acordo com Ibsen Vila, diretor executivo do Grupo, há alguns anos teve início um trabalho de pesquisa buscando encontrar caminhos que levassem a inovações e hoje boa parte do investimento feito pela empresa é voltado para o uso de ferramentas tecnológicas, que proporcionam agilidade, comodidade, economia e, principalmente, um melhor atendimento aos clientes. “Entre algumas dessas ferramentas podemos citar o velório virtual (transmissão em tempo real pela internet); o obituário online (que permite o comunicado de uma forma mais prática e menos dolorosa do falecimento de um ente querido nas redes); sistema de localização de jazigos (a empresa possui funerárias, centrais de velórios e cemitérios), mural de homenagens no site da empresa, floricultura online e catálogo virtual”
O executivo enfatiza que é preciso sempre manter o equilíbrio entre ações inovadoras e a sensibilidade necessária: “O nosso grande objetivo, ao longo dos últimos anos, vem sendo inovar e, ao mesmo tempo, tocar as pessoas. Por isso, falamos de sentimentos bonitos como a saudade ou o amor. Entendemos que a saudade é um sentimento bonito, pois só sentimos saudades das coisas boas, das pessoas que marcaram de forma positiva nossas vidas”.
Ibsen destaca que uma das primeiras mudanças implementadas na empresa no processo de inovação foi a transformação do ponto de venda. “Há 20 anos, quando todas as funerárias, inclusive as nossas, expunham suas urnas funerárias logo na recepção, decidimos removê-las para uma sala mais privativa. Isso fez com que o cliente se sentisse mais confortável no ambiente e outorgou à família a decisão de ver a urna no processo de compra ou escolher através de um catálogo, que hoje é virtual”, explica Ibsen.
Ibsen explica que todas as ações implantadas pelo Grupo Vila nos últimos anos, geraram impactos positivos para a empresa: “Não temos como mensurar isto em valores, mas sem dúvidas podemos afirmar que a inovação foi o grande propulsor do crescimento da companhia”, afirma.
Em 2013, o faturamento da empresa foi de R$ 67 milhões, com um crescimento de 6,5% em relação a 2012. Para se ter uma ideia, o crescimento do PIB naquele ano foi de 2,3% e o do setor de serviços 2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário