terça-feira, 30 de março de 2010

Abap e ABA prosseguem campanha para valorizar a publicidade

Depois de rememorar o primeiro sutiã, a figura do cachorro-peixe e o cachorrinho da Cofap no filme “Faz Diferença”, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade e a Associação Brasileira de Anunciantes começam a veicular - com a contribuição voluntária da mídia brasileira - outros três filmes criados pela AlmapBBDO para a grande campanha que destaca o valor da publicidade para a economia e sociedade brasileira.

Com a intenção de valorizar e defender a atividade da comunicação no Brasil, a campanha “Propaganda. Faz diferença.” é composta por seis comerciais – quatro já finalizados –, anúncios, peças de rádio, de mídia exterior e digital. O objetivo é ressaltar como a propaganda é uma ferramenta fundamental da livre iniciativa e de respeito à liberdade de escolha do consumidor. Os três novos filmes da campanha são voltados a diferentes segmentos da sociedade. O comercial “Reunião”, dirigido aos anunciantes, recorre a uma situação cotidiana na qual um executivo conversa com um de seus subordinados sobre os compromissos do dia. Quando o chefe é informado de que a próxima reunião discutirá a verba de marketing, ele despreza a necessidade de investimentos em propaganda, já que tem dúvidas sobre a eficácia da comunicação. No entanto, quando se trata de vender a sua própria casa, o empresário decide anunciar o imóvel nos jornais, com “anúncios grandes”, e na internet, deixando o funcionário confuso.

Em “Crítico”, quem conversa sobre a necessidade da propaganda são dois amigos diante de uma TV. O papo é iniciado por causa de um comercial. Um deles desfaz da importância da propaganda para os negócios, mas acaba contradizendo-se quando recebe um telefonema por ter anunciado a venda de um carro. O outro filme, “Pra que serve”, mostra a evolução dos produtos incentivada pela propaganda, usando comerciais de carros das últimas três décadas para demonstrar isso. Essa também é a ideia dos anúncios que enumeram os benefícios da publicidade para os consumidores, para a economia e para a sociedade. São três peças diferentes: “Sandálias”, “Preservativos” e “Palhas de aço”, cada um desenvolvendo um argumento diferente. O primeiro comercial, “Faz Diferença”, que lançou a campanha no início do ano, traz de volta momentos inesquecíveis da propaganda brasileira, com trechos de filmes que conquistaram o coração dos consumidores, viraram bordões e passaram a fazer parte da cultura popular, entrando para o patrimônio das empresas.

Para o presidente da Abap, Luiz Lara, a campanha ressalta todos os benefícios oferecidos por uma publicidade inteligente e eficiente: “A boa propaganda, destacada nesta campanha, educa, informa, diverte e entretém, conectando marcas e consumidores e construindo uma grande percepção de valor”. Já para o presidente do Conselho Superior da ABA, Luiz Carlos Dutra, a propaganda é um instrumento para o crescimento do mercado pela construção de marcas relevantes e perenes. “Pesquisas mostram que o brasileiro é um dos povos que mais valorizam a propaganda como ferramenta para o desenvolvimento de mercado. Mais ainda em 2009, que foi um ano de crise”, diz.

Dutra também destaca que a campanha é um exemplo da nova agenda positiva firmada entre ABA e Abap. Para o presidente do Conselho Superior da Abap, Dalton Pastore, “a campanha faz parte da agenda positiva, anunciada pelas diretorias da ABA e da Abap em outubro do ano passado, a qual tem o enorme mérito de estimular a ação conjunta das duas entidades pela defesa e desenvolvimento desta formidável ferramenta que é a comunicação. Uma aliança que se concretiza, entre outras atividades, na assinatura de uma campanha histórica”. Marcello Serpa, sócio e diretor de criação da AlmapBBDO , diz estar orgulhoso por ajudar o esforço conjunto da Abap e ABA pela propaganda. “Divulgar os valores e a importância da nossa profissão para a sociedade brasileira é uma tarefa fundamental para todos nós publicitários”, afirma.

A campanha marca o aniversário de 50 e 60 anos comemorados, respectivamente, por ABA e Abap, no ano passado. A iniciativa é inédita e dirigida a todos os brasileiros, característica ressaltada por Dutra: “O grande diferencial desta campanha é que ela é dirigida tanto para o público em geral quanto para os formadores de opinião, com exemplos claros de como a propaganda, ao longo da história, contribuiu para a construção de marcas e para o desenvolvimento de conceitos e novas categorias de hábitos e consumo em geral, bem como para conceitos de cidadania e consciência ambiental”.

Ricardo Bastos, presidente da ABA, acrescenta que “a campanha vai mostrar que a influência da propaganda transcende os efeitos sobre a marca do anunciante específico, pois tem efeito benéfico sobre a economia como um todo, melhora a vida dos consumidores, assegura a liberdade de imprensa e, por consequência, é positiva para o conjunto da sociedade”. “Propaganda. Faz diferença.” foi criada voluntariamente pela AlmapBBDO e será veiculada também voluntariamente por veículos de comunicação em todo o Brasil. A produção ficou por conta da Cine, de Raul Dória: “Grandes profissionais das agências contribuíram para construir grandes marcas, com a participação de toda a cadeia de profissionais de produção, tornando este gigantesco trabalho em comerciais memoráveis, que ajudaram a agregar inestimável valor aos produtos anunciados”, finaliza.

Os quatro comerciais “Faz Diferença”, “Pra que serve”, “Reunião” e “Crítico” podem ser acessados pelo site da agência no Youtube: http://www.youtube.com/user/AlmapBBDO

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